terça-feira, 31 de agosto de 2010

FENDA PALATINA

FENDA PALATINA 

Temos conosco , o TCHESCO - adoravel e sapeca puguinho - atualmente  (agosto 2015 ) com quase 8  anos. Não soube ainda de nenhum outro caso de sobrevivencia de outro pug que tenha nascido com este problema .
A fenda palatina ou PALATOSQUISE , é um defeito da fusão longitudinal que afeta o osso e a mucosa na linha media do palato duro - o que resulta numa fenda aberta entre as cavidades oral e nasal.
 Os bebes não conseguem sugar por incapacidade de criar pressão negativa na boca, resultando em insuficiencia de sucção.
A inanição é ima das sequelas da palatosquise , o que pode levar o bebe à morte .
Outra causa frequente de morte, é o desenvolvimento da pneumonia.
A  fenda palatina pode favorecer a passagem de microrganismos da cavidade oral para as vias aereas que , deste modo, chegam aos pulmões .

A mãe de TCHESCO  era uma pessima mãe. Por isso , eu precisava colocar os filhotes para mamar a cada 3 horas ; isso salvou a vida de TCHESCO , pois no primeiro dia ,notei que ele não 'grudava' no mamilo da mãe; na minha ignorancia, achei que ele simplesmente não sabia sugar . Jamais havia tido um caso de palatosquise ; 
Como o TCHESCO não sugava, eu tirava o leite da mãe  e dava para ele . Com o estimulo do conta gotas na boca, ele abria a boquinha e ficava assim por um tempo : neste momento eu colocava o leite pois ele não engasgava nem voltava pelo nariz ; 
Foram muitos dias assim : ele bem nutrido , mas bem menor que os irmãos ; 
Não lembro exatamente com que idade  o levei à veterinaria  (Dra Jalene), que identificou de imediato o problema . Fiquei muito assustada quando fui ler sobre o assunto e vi o alto indice de mortalidade dos bebes. 
Tchesco , com  pouco mais de 1 mes, foi separado dos irmãos pois eram muito grandes e o machucavam.
Não lembro quantas vezes Tchesco precisou de inalação ......mas sempre ficava bom  apos os medicamentos .
A pior fase foi quando ele perdeu o reflexo da succão ; Papinha nem pensar : saia tudo pelo nariz ; leite ele já não sugava e eu  temia a ração solida ; 
A solução o TCHESCO mesmo achou : um dia entrou em um patio comigo, e la estava um grão de ração no chão . Pronto - resolvido o problema;
Hoje, a uma diferença no tratamento do TCHESCO , é a agua que tem que ser em um bebedouro alto, do tipo lambe-lambe ; 
É um pug pequenininho (pesa 6,5 kgs), castrado e muuito levado !

TCHESCO  me da a certeza de que nunca , mas NUNCA MEEESMO , devemos desistir de lutar pela vida , por mais inviavel que isso pareça.
As noites sem dormir , as horas passadas colhendo o leite da mãe ,  foi um pequeno preço que tive que pagar para ter a felicidade do amor do TCHESCO  na minha vida !!!

JA NOTAMOS O QUANTO ELE ERA PEQUENO!
 
QUANDO A BOQUINHA FICAVA ASSIM ABERTA, SUGANDO , ERA O MOMENTO DE COLOCAR O LEITE NA GARGANTA
DE BARRIGUINHA CHEIRA
EM ALGUMA ORDENHAS EU COLHIA TANTO LEITE QUE GUARDAVA NA GELADEIRA;
,
TCHESCO DESPERTAVA O CARINHO EM TODOS!! ATE O MASCOTE DA CLIV MORREU DE AMORES POR ELE !
TCHESCO DORMIA COMIGO
A DIFERENÇA CADA DIA MAIOR ENTRE ELE E OS IRMÃOS !
A IRMÃ FABRICIA VEIO NOS VISITAR : OLHA A DIFERENÇA ENTRE ELES !


5 comentários:

  1. acabamos de receber a noticia que um dos nossos filhotes nasceu com fenda palatine, sabemos que sera um desafio tentar manter ele vivo mas iremos tentar de tudo, parabens pela insistência e perseverança ...

    ResponderExcluir
  2. Olá, você pode me dizer o que você fazia para alimentar o seu bichinho? Minha pug deu luz a um filhote com fenda palatina, hoje está fazendo 7 dias. Estou alimentando-o com seringa, mas as vezes ele fica engasgando. O que você fazia para alimentá-lo, além do estimulo do conta gotas?

    ResponderExcluir
  3. Estou com um filhotinho de 18 dias com fenda palatina, estou alimentando ele a cada 3 horas por sonda para evitar aspiração, mas ele não tem boa evolução de peso, com 18 dias ele só pesa 130g... Estou dedicado, mas muito preocupado, fizemos raio-x nele e não tem nenhuma infecção no pulmão, vamos fazer ultrassom essas semana para descartar a hipótese de hidrocefalia.

    ResponderExcluir
  4. Oi Boa noite....que linda sua história, estou com. Um filhotinho de shitzu com fenda, esta com 18 dias se alimenta por sonda...Queria saber se vc deu ração sólida e com quanto tempo? Vc chegou a fazer cirurgia?

    ResponderExcluir
  5. Oi Boa noite....que linda sua história, estou com. Um filhotinho de shitzu com fenda, esta com 18 dias se alimenta por sonda...Queria saber se vc deu ração sólida e com quanto tempo? Vc chegou a fazer cirurgia?

    ResponderExcluir